sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Homenagem a Marluce

De Maristela Barenco...

Agora cedo, neste dia lindo de céu azul, acabei de saber do falecimento de Marluce Pestana, da Comunidade Rural do Bonfim. É com muito pesar que a gente recebe esta notícia.



 Marluce sempre foi uma pessoa silenciosa, de extrema meiguice, mas muito inovadora em termos de ideias e iniciativas. Construiu, passo a passo, uma Escola Rural, em um tempo difícil, onde muitas crianças tinham que caminhar di
stante. Levantou aquela escola com zelo, mas sobretudo com inovação pedagógica. Sempre criativa, sempre enxergando as coisas além. Quando trabalhávamos lá, ela era nosso apoio, seja pra trocar ideias, resolver problemas, ou nos oferecer generosamente uma sopa quente em noites frias.


 

Torço para que a Comunidade reconheça a importância da vida dela, de seu trabalho e de toda a dedicação. E que entre as contradições de todo espaço comunitário, que a Escola ganhe o seu nome, numa honesta homenagem. 






Imagino que ela deveria ser enterrada lá, no pátio daquela Igreja de paisagem exuberante, flores e o tilintar das águas do rio. E que as pessoas sempre fossem até seu local depositar flores.


Nosso olhar limitado humano não nos permite compreender estes passamentos tão prematuros. Sempre penso que olhamos o Oceano das pequenas embarcações... Mas que ela possa estar bem na Casa do Pai, acolhida generosamente, apaziguada e continue nos inspirando nesta trajetória de acreditar na Educação e na mudança dos processos. Fica a lembrança daquele sorriso e voz meigos e muita gratidão!


Obrigada Tia Stela!!!
Acredito que seria uma homenagem digna dela o nome da escola.



Um comentário:

Maristela Barenco disse...

Cecília, o seu trabalho ilustrativo sobre o texto me emocionou muito. Vejo a Escola, a Marluce e aquelas crianças, que hoje são adultos e concluo: ela pode ter ido mais cedo, mas certamente assumiu a sua missão no cotidiano. E isso é uma vida plena. Lindo! Gratidão!